domingo, 19 de junho de 2011

Como estudar a história universal

1ª aula

Perguntas de um trabalhador que lê

Quem construiu Tebas de sete portas?
Constam nos livros os nomes dos reis.
Terão os reis carregado os blocos de pedra?

E a Babilonia tantas vezes arrasada,
quem tantas vezes  a reconstruiu?

Para onde iam à noite os pedreiros,
depois de pronta a muralha da China?

A grande Roma é cheia de arcos de Triunfo.
Quem as ergueu?
Teria Bizâncio só palácios para seus habitantes?
O jovem Alexandre conquistou a Índia sozinho?
Cesar, vencendo os Gauleses, não levaria consigo
ao menos um cozinheiro?
Chorou Felipe da Espanha quando a sua esquadra afundou.
E ninguém mais terá chorado?
A cada página um grande feito.
Quem cozinhava o banquete?
De dez em dez anos, um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas histórias,
quantas perguntas.
(Bertold Brecht)

Como estudar a história universal.

           O estudo de história universal nos permite conhecer homens que em condições diferentes, com meios diferentes, em geral ináplicaveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos ou opostos dos que possuimos hoje, dando-nos consciência de que fazemos parte de um todo que nos transcende e ao qual damos continuidade.Buscaremos na história universal as ações humanas de todos os lugares e de todos os tempos na medida em que tiveram e ainda tem importancia ou influencia na comunidade humana.
          Para saber um o significado de um fato histórico, precisamos analisá-lo dentro de um todo estrutural, isto é, no conjunto das condições geográficas, sociais, economicas, politicas e culturais que a ele estão ligadas. Esse conjunto, que denominamos "modo de produção", compreende uma infra -estrutura (base economica) e uma superestrutura (as instituições jurídicas e políticas e a ideologia).
          No modo de produção podemos identificar os seguintes níveis de analise:

1º nível: Adaptativo
Para sobreviver os homens extraem da natureza os bens necessários, ou seja, os homens se associam para a produção. Assim se relacionam com a natureza.

2º nível: Associativo
Para produzir os bens necessarios, e para reproduzir-se biologicamente, os homens se associam. Estabelecem entre si relações que definem a produção em conjunto e os sistemas de parentesco. Nesse nível encontramos as instituições sociais e politicase, a família, as relações de trabalho, propriedades etc.

3º nível: Ideológico
Pertecem a esse nível tanto os padrões de comportamento como as explicações ideológicas que visam a justificar os modos de vida dos seres humanos. A esse nível estão ligadas as religiões, as ideologias politicas, as artes, os códigos jurídicos, as técnicas de produção, a linguagem, as ciencias, etc.
Estudaremos apenas os seguintes modos de produção: comunidade primitiva, escravismo, feudalismo, capitalismo e socialismo. Cada um desses sistemas aparece, mais tipicamente, em cada uma das várias épocas da história. Assim:
1- Comunidade primitiva:pré-história
2- Escravismo: idade antiga (Grécia e Roma)
3- Feudalismo: idade média
4- Capitalismo: idade moderna e contemporânea
5- Socialismo:idade contemporânea


Duração de cada época:
  • Idade Antiga: período que vai de aproximandamente 4.000 a.C- época da criação da escrita- até 476 d.C - queda do Império Roamano do Ocidente.
  • Idade Média:período que vai  de 476 até 1453. esta data marca a queda de Constantinopla e o fim da Guerra dos Cem Anos.
  • Idade Moderna: período que vai de 1453 até 1789. esta data é usada como marco da Revolução Francesa.
  • Idade Contemporânea: período que vai de 1789 até os dias de hoje.

                                                                 Idade Antiga
Tebas no Egito








 Idade Média

                                                                Guerra dos cem anos

Idade Moderna

Guerras Napoleonicas
Revolução Francesa




Idade Contemporânea

O homem vai a lua.

Atentado de  Onze de setembro nos EUA.

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