domingo, 26 de junho de 2011

Expedição de Martim Afonso de Souza- 1530

8ª aula.

                                                      Martim Afonso de Souza

     Dom João III, rei de Portugal, resolveu mandar uma expedição ao Brasil em 1530, a fim de povoá-lo. Essa expedição era comandada por Martim Afonso de Souza e foi a 1ª expedição colonizadora.
     Era essa expedição composta de 400 homens e uma esquadra de 5 navios. Logo ao chegar  nas costas de Pernambuco, aprisionou três navios franceses carregados de pau-brasil.
     Martim Afonso encontrou-se na Bahia com Caramuru, cujo nome era Diogo Alvares Correia, um portugues que naufragou nas costas daquele Estado. Caramuru casou-se com uma brasilíndia chamada Paraguaçu, filha do cacique Taparica.
       Martim Afonso veio para o sul, fundando São Vicente, a primeira cidade ou colonia no Brasil. Construiu nela igreja, Câmara Municipal, cadeia, começou a plantação da cana de açuçar, trigo e vinha e iniciou a criação de gado. Mandou 80 homens ao sertão a fim de explorá-lo (2ª entrada) comandados por Pero Lobo, os quais não voltaram. 
         Martim Afonso foi auxiliado por João Ramalho (outro náufrago), casado com a brasilíndia Bartira, filha do cacique Tibiriça e também pelo padre Gonçalo Monteiro, o qual foi seu sucessor na administração.
        Foram fundadas outras cidades: Santo André, por João Ramalho e Santos por Braz Cubas.
        Martim Afonso encontrou-se em Cananéia com Francisco Chaves e o bacharel de Cananéia, dois portugueses que lá moravam.

                                                Esquadra de 5 navios


Nenhum comentário:

Postar um comentário