quinta-feira, 30 de junho de 2011

O simbolismo do Golfinho

            Salvação, transformação, velocidade, poder do mar, amor - emblema de Cristo como Salvador. O simbolismo do golfinho provém diretamente da natureza de mamífero marinho amigo, brincalhão e inteligente. As mitologias grega, cretense e etrusca, em que os golfinhos carregam deuses, salvam heróis de se afogarem ou carregam almas para as Ilhas dos Abençoados, influenciaram seu simbolismo cristão.
            Foi um atributo das divindades gregas Poseidon (Netuno, na mitologia romana), Afrodite (Vênus), Eros (Cupido) e Deméter (Ceres). Dizia-se que Dioniso (Baco) havia transformado marinheiro bêbados e ímpios em golfinhos, e se transformou num deles para carregar adoradores de golfinhos cretenses para seu santário em Delfos.
             Como emblema do Cristo sacrificado, o golfinho pode aparecer perfurado por um tridente ou com o símbolo secretos da cruz de uma âncora. Entrelaçando uma âncora, o golfinho é símbolo de prudência (velocidade refreada). Os herdeiros do trono francês eram chamados de dauphins (delfins), mas sem o simbolismo do golfinho - era um nome pessoal  que se tornou título dos governantes da província da Dauphiné e que passou para a coroa francesa do século XIV.
(Jack Tresidder- extraido do livro "O grande livro dos símbolos", Ed.Ediouro).

                                            Deuses Gregos no Olímpo
                                                    Golfinhos e eu


Nenhum comentário:

Postar um comentário