quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A Peste Negra ....Profª Alcilene Rodrigues

12ª aula- História Geral

1348- Início da peste negra.



Uma epidemia de peste bubônica chegou à Europa, por volta do século XIV através de mercadores que faziam a rota comercial com o Oriente, tendo provavelmente desembarcado na Sicília, vinda da China.A peste negra, como ficou conhecida, é causada pelo bacilo Yersinia pestis. A praga afeta principalmente roedores, e suas pulgas transmitem a doença às pessoas. Uma vez infectada, a epidemia é inevitável, pois a transmissão de um ser humano ao outro é muito rápida. A peste bubônica causa febre, um doloroso inchaço nas glândulas linfáticas chamadas bulbos e a pessoa infectada vomita sangue. Além disso, a doença ainda causa manchas vermelhas na pele, que se tornam negras à medida que a doença avança. O processo todo, dos primeiros sintomas até a morte, dura de três a quatro dias.

Diante desse quadro a medicina medieval pouco conseguia fazer para combatê-la. Hoje, no entanto, existem medicamentos que podem curar a peste bubônica se administrados a tempo.Mas a vítima ainda corre risco, embora a desnutrição e outras doenças sejam, nos dias atuais, mais mortais. A combinação desses fatores ocorria muito no século XIV na Europa, aumentando o risco de contágio. 


No inverno, a doença parecia desaparecer, porque as pulgas permanecem dormentes nessa época do ano. Porém, a cada primavera, a doença voltava a atacar matando mais pessoas. Depois de cinco anos, 25 milhões de pessoas morreram, um terço da população européia. Provocando assim uma crise no feudalismo, denotada por uma grande crise agrícola, além das revoltas camponesas e pela Guerra dos Cem anos.



Atividade: 
1-Leia e complete:
"No inicio do século XIV, problemas climáticos inauguraram um período de fome, que atingiu a totalidade do continente europeu. Os centros urbanos, dependentes do campo para o seu abastecimento, despovoaram-se. Aos problemas dos clima juntaram-se as tragédias associadas às batalhas a Guerra dos Cem anos devastou a agricultura e destruiu a rota comercial de Champagne, desarticulando o comércio das feiras. Estava preparado o terreno para o grande flagelo da........................ entre 1348 e 1350 

2 - Assistir o vídeo e listar principais tópicos para discussão em sala de aula.

                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário